"JUBILEU 2000"

"Jubileu 2000" é a campanha que pretende que por volta do ano 2000 (e saudando assim o novo milénio de modo verdadeiramente cristão), um bilião de pessoas seja libertado da obrigação de pagamento da sua dívida externa ou que, pelo menos, veja reduzido o seu montante.

Presentemente, os países mais pobres encontram-se numa situação degradante perante os países mais ricos, seus credores. Esta situação de endividamento atinge aproximadamente um bilião de pessoas (como atrás referido), pessoas que, dia após dia se vêem perseguidas pelo espectro do pagamento, em grande parte dos casos praticamente impossível mas que em todas as situações provoca um desequilíbrio constante e cada vez mais grave nas suas já precárias condições de vida. Basta referir que a maior parte dos fundos dos países em causa é destinada ao pagamento dos juros da dívida em vez de ser investido na melhoria das condições sanitárias, dos sistemas educativos ou na criação de postos de trabalho.

A situação leva ainda à sucessiva privatização das mais rentáveis unidades produtivas e à desvalorização das moedas nacionais. No caso dos países a serem apoiados por ajuda internacional um terço dos fundos recebidos e destinados a melhorar a situação de vida das populações é devolvido para pagamento da dívida externa. (O problema é particularmente grave nos países africanos a sul do Saara, vivendo condições de extrema pobreza desde meados dos anos 80).

A campanha destinada a alertar a opinião pública e a pressionar as grandes potências credoras (Alemanha, França, Japão, Estados Unidos) no sentido anteriormente explicitado do perdão ou redução das dívidas dos países mais pobres perante essas potências, foi lançada em 1996 na Grã-Bretanha por três agências doadoras (uma católico-romana, uma reformada e uma "evangélica") e por um movimento de ajuda internacional - World Development Movement. Está a ser apoiada por um vasto leque de instituições e individualidades que vão de pequenos grupos comunitários negros e sectores religiosos judeus, a federações internacionais de sindicatos, etc... Pretende-se o seu alargamento aos cinco continentes e o envolvimento do maior número possível de vontades individuais e colectivas, capazes de levar à concretização dos objectivos propostos.

Assim, a Comissão Executiva da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal, consciente do problema acima mencionado, aprova o seguinte:

1. Ser parte desta cadeia solidária mundial, dando as boas vindas ao novo século e ao novo milénio agindo como verdadeiros seguidores de Cristo, amigo incondicional dos mais pobres e mais desfavorecidos.

2. Apoiar e comprometer-se com a divulgação ampla pelas comunidades desta campanha Jubileu 2000.

3. Apoiar o perdão da dívida externa dos países mais pobres.

Lisboa, 11 de Julho de 1998